A Linha 9-Esmeralda, controlada pela empresa Via Mobilidade, sofreu uma pane por conta de uma falha no sistema elétrico e está com operação parcial na tarde desta terça (3). O problema ocorre no mesmo dia em que metroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fazem greve contra privatizações.
A circulação da linha está paralisada entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré e, segundo a Via Mobilidade, os problemas tiveram início às 14h. O trecho entre Morumbi e Osasco chegou a ser suspenso, mas retomado.
A paralisação foi gerada por uma pane elétrica que causou curto-circuito. Passageiros foram retirados de um trem em que chegou a sair fumaça de sua composição e ninguém ficou ferido.
Na manhã de hoje, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um elogio às concessões ao defender a privatização de outras linhas. “Quais são as [linhas] que estão em funcionamento hoje? As que foram transferidas para a iniciativa privada. Essas linhas não estão deixando o cidadão na mão”, disse ele.
A Via Mobilidade assumiu a gestão das linhas 8 e 9 em janeiro de 2022. Ambas chegaram a apresentar o triplo de falhas do que as administradas pela CPTM. A Esmeralda foi a que mais apresentou problemas, sendo 23 ocorrências só neste ano.
A concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que deve pagar R$ 150 milhões em indenização por danos materiais e morais coletivos por falhas nas linhas.