O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), voltou às redes sociais para atacar Alexandre de Moraes, desta vez, acusando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir nas eleições de 2022.
“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections [De Moraes definitivamente interferiu nas eleições do Brasil]”, escreveu o empresário na noite da última quinta-feira (18).
O comentário de Musk foi feito em uma publicação do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que abordou o que ficou conhecido como “Twitter Files”.
De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections https://t.co/QYCQf02Vzq
— Elon Musk (@elonmusk) April 18, 2024
Recentemente, o bilionário usou a plataforma para acusar o ministro de “censurar” parlamentares e militantes de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Além disso, sem apresentar evidências, Musk compartilhou postagens do jornalista americano Michael Shellenberger que alegavam violações da liberdade de expressão no Brasil. O dono da rede social afirmou que Moraes “aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso do X no Brasil”.
Vale destacar que, após Musk aumentar suas críticas diretamente no X, Moraes determinou a abertura de uma investigação contra o empresário e a imposição de multa diária por eventual reativação de perfil. A Polícia Federal (PF) anunciou a abertura de uma investigação sobre as declarações do bilionário.
Em meio ao embate entre Moraes e Musk nas últimas semanas, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que “decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado”. “Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”, informou o ministro em nota oficial.