Em 2019, Globo vai investir pesado para recuperar público das novelas

Atualizado em 25 de dezembro de 2018 às 9:05

Segundo publicação do UOL, o ano vindouro será decisivo para o Globoplay, serviço de streaming da maior emissora do país. O principal desafio é conquistar os telespectadores que ainda assistem aos conteúdos na TV e que dão sinais de cansaço do formato das produções da casa. A queda de audiência, sobretudo nas novelas, como acontece agora com “O Sétimo Guardião”, é o maior indício desse desgaste.

Somente no primeiro semestre, serão lançados 300 títulos, entre séries e filmes. Há produções exclusivas como a segunda temporada de “Ilha de Ferro”, cuja primeira temporada permanece inédita na TV aberta, “Shippados”, estrelada por Tatá Werneck, e “Aruanas”, protagonizada por Taís Araújo, Débora Falabella, Leandra Leal e Thainá Duarte.

O cardápio de séries estrangeiras também vai crescer consideravelmente de 20 para cem séries, a partir de 1º de janeiro.

Criado em 2015, o Globoplay quer encostar na gigante Netflix ao menos no Brasil. Em uma conversa com jornalistas no início deste mês, o diretor-geral da plataforma, João Mesquita, deixou clara a intenção da empresa. “Posso garantir o seguinte: no final do ano que vem, nós teremos tantos assets [produções] quanto tem a maior das plataformas que opera no mercado brasileiro”.

A primeira série lançada foi a americana “The Good Doctor”, em agosto passado. A tática de lançamento foi exibir os primeiros dois episódios na faixa de filmes “Tela Quente”, atração das segundas. A estratégia deu certo e nos quatro dias seguintes o site registrou oito vezes mais assinaturas.

Em setembro, a emissora fez o mesmo com a série “Assédio”, baseada na história dos crimes do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por estuprar pacientes, e em novembro foi a vez “Ilha de Ferro” ganhar um capítulo especial na TV aberta, no mesmo horário.

Estrelada por Cauã Reymond e Maria Casadevall, a produção é o carro-chefe em termos de divulgação e rivaliza com “The Good Doctor” no ranking de conteúdos mais vistos por lá.

No início da semana passada, a Globo fez alarde do serviço com uma reportagem em seu principal telejornal. Foram destacadas as novidades do aplicativo, como baixar no celular o programa favorito para assistir depois, e o catálogo de novelas disponível. Quase uma peça promocional, a reportagem foi ao ar no “Jornal Nacional” e teve mais de três minutos de duração, o que pode ser considerado uma eternidade para o horário mais nobre da TV brasileira