Em novos áudios obtidos pelo Metrópoles, o hacker Walter Delgatti Neto ataca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquando elogia a atuação de Jair Bolsonaro (PL). As gravações foram entregues à Polícia Federal (PF) pela defesa do programador.
“O Lula nunca quis… me falou um ‘oi’. O que eu vou fazer atrás de Lula? Eu nunca vou ser de esquerda. Eu sempre gostei de arma”, diz Delgatti em um dos áudios. Confira abaixo:
A nova leva de afirmações do “hacker da vaza-jato”, como também ficou conhecido, ocorreu durante depoimento realizado por ele na última sexta-feira (18), no âmbito das investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro.
Delgatti é investigado por supostamente ter sido contratado para invadir o sistema das urnas eletrônicas para provocar contestações do uso do equipamento nas eleições brasileiras.
A suposta atuação de Delgatti teria relação direta com Bolsonaro e seus seguidores – principais críticos do uso do equipamento. A estratégia também seria levantar os questionamentos para tentar “invalidar” a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022.
Em outros diálogos, Delgatti segue realizando afirmações que “comprovam” a participação de Bolsonaro no esquema, além de dar detalhes de como seria seu trabalho no hackeamento das urnas.
“Eles vão configurar o código-fonte para dar o resultado que eles querem. (…) Eles vão pegar agora uma urna. Eles mesmo vão fazer isso”, diz Delgatii em um dos áudios em questão.
Na ocasião, o programador explicou que as investidas tinham como objetivo provocar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a autorizar a fiscalização das urnas por militares, abrindo caminho para contestar uma possível vitória de Lula (naquele momento ainda candidato).
Ainda durante a sessão, o programador foi questionado sobre sua proximidade com a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), investigada por ter recrutado o hacker.
Segundo a defesa de Zambelli, a proximidade seria por conta de um projeto de trabalho que envolvia o cuidado com as redes sociais da política.
No entanto, de acordo com as falas ditas na gravação, o programador e a parlamentar tinham uma relação quase familiar.
“Eles estenderam a mão para mim, cara. A Carla me tratou hoje como se fosse um filho, coisa que nunca aconteceu na minha vida”, disse Delgatti. “A ponto da mãe dela me servir leite com Nescau, na mesa, e acompanhado com ela”, contou o programador, revelando que jogou até vídeo-game com o filho de Zambelli.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link