O presidente Lula (PT) fará reuniões com líderes progressistas e bilaterais com representantes de outros países, na terceira cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia. Os encontros serão em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 17 e 18 de julho.
O chefe do Executivo brasileiro partiu de Recife na madrugada de hoje e deve chegar à Europa por volta das 16h do horário local (11h no horário de Brasília). Os principais assuntos que serão debatidos são sobre aproximação econômica, meio ambiente, inclusão social, recuperação econômica pós-pandemia, transição energética, migrações, reforma da arquitetura financeira internacional e luta contra o crime organizado. Este é o primeiro encontro entre Celac e UE desde 2015.
Lula também participará de encontro entre países com governos progressistas das duas regiões, como Alemanha, Portugal, Argentina e Chile. Estarão em Bruxelas representações dos 33 países da Celac e dos 27 da União Europeia. Esta é a décima quarta viagem do presidente ao exterior desde que assumiu, com maior presença em América do Sul e Europa.