O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entrou em contato com a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para solicitar uma conversa telefônica entre os dois, conforme informações do Globo.
Maduro fez a tentativa de contato na última quarta-feira (31/07), e espera-se que os dois líderes conversem ao longo desta quinta-feira (1°), embora o compromisso não esteja na agenda oficial de Lula.
Além disso, nesta quinta-feira, há a expectativa de que Lula dialogue por telefone com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador. Os três países estão trabalhando em um comunicado conjunto sobre a situação na Venezuela.
Na noite de quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor internacional de Lula, Celso Amorim, realizaram uma reunião no Itamaraty para discutir a situação na Venezuela e a possível declaração conjunta entre Brasil, Colômbia e México.
Lula, que permanece em Brasília nesta quinta-feira, além dos possíveis telefonemas com líderes regionais, deve se reunir novamente com Celso Amorim, seu principal conselheiro em assuntos internacionais.
Vale destacar que o Brasil é visto por parceiros internacionais como um mediador potencial na crise venezuelana, tanto pelo histórico de sua diplomacia quanto pela proximidade do presidente Lula com o regime chavista no país vizinho.