O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite, sinalizou a possibilidade de romper a aliança com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em favor da pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura.
Leite afirmou que membros do União Brasil, partido ao qual é filiado, têm incentivado essa mudança, mencionando o apoio de ministros do presidente Lula, que possuem boa relação com o partido. Boulos, por sua vez, teria feito contatos através de emissários para explorar uma possível aliança com o União, embora sua campanha negue essas conversas.
“Existe essa sugestão. O presidente apoia Boulos, nossos ministros têm uma boa relação com o presidente. Não tem nenhuma dificuldade em irmos com Boulos”, contou o vereador para UOL.
A pré-campanha de Boulos enfrenta investigações do Ministério Público de São Paulo, o que preocupa seus aliados. Em contrapartida, Leite tem se distanciado de Nunes, mencionando insatisfações como a escolha do vice na chapa de Nunes e a falta de pagamento de emendas indicadas por vereadores do União.
Apesar do impasse, a direção nacional do partido também considera apoiar o empresário Pablo Marçal (PRTB), mas a aliança com Nunes ainda é vista como o caminho principal, apesar dos atritos.
A situação entre Leite e Nunes está estremecida, com os dois políticos evitando encontros diretos. Leite retornou recentemente de viagem sem se reunir com o prefeito, destacando a falta de pressa para resolver a questão.
Ele se encontrou com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, mas afirmou que a situação em São Paulo não foi discutida. Enquanto isso, o União Brasil continua a negociar suas alianças e estratégias para as eleições municipais, diante de um cenário político incerto e repleto de desafios.