Em retaliação ao Brasil, Alemanha embarga exportação do blindado Guarani

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 16:07
Blindado Guarani. Foto: Reprodução

O Escritório Governamental de Controle de Exportação da Alemanha (Bundesamt für Wirtschaft und Ausfuhrkontrolle – BAFA) confirmou o embargo à exportação de 28 viaturas blindadas de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani para as Filipinas.

A alegação é que as viaturas possuem componentes militares de origem alemã, portanto, sujeitas ao seu controle de exportação.

O projeto do blindado (pacote de dados técnicos) é de propriedade intelectual do Exército Brasileiro (que recebe royaties sobre cada exportação), é produzido pela empresa IDV, em Sete Lagoas (MG), e foram vendidos para o Exército das Filipinas pela empresa israelense Elbit Systems em um grande pacote militar (do tipo “Governo-a-Governo”), via a Diretoria de Cooperação em Defesa Internacional do Ministério da Defesa de Israel (SIBAT), envolvendo diversos outros sistemas de armas, e que poderiam chegar até a 114 Guarani.

A IDV já produziu (e oficialmente entregou) cinco viaturas, mas estas ainda se encontram no pátio da empresa, onde aguardam seu destino.

Atualmente a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército e a IDV trabalham no chamado Projeto “Guarani 2.0”, que visam à implementação de melhorias na viatura, e dentre estas está a substituição dos componentes de origem alemã, pois ela também foi exportada para Gana, nas mesmas condições, cuja produção inicia este ano e que corre o risco de sofrer do mesmo embargo.

Lembrando que o Guarani já foi exportado para o Líbano (16 unidades) e está em negociação com a Argentina, Malásia e outros países.

Publicado originalmente no blog Tecnologia e Defesa

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link