Um forte temporal atingiu a região metropolitana de São Paulo na última sexta-feira (3), deixando um rastro de destruição e causando interrupções generalizadas no fornecimento de energia elétrica.
Segundo relatos, a concessionária Enel ainda não conseguiu estabelecer o religamento de diversas regiões da grande São Paulo mesmo após mais de 15 horas de desligamento.
Em nota enviada aos usuários, a empresa disse que há uma grande complexidade dos reparos devido à extensão dos danos causados pelas rajadas de vento que ultrapassaram 100 km/h e a queda de centenas de árvores.
Bairros das cinco regiões da capital, e no ABC Paulista, sofreram com a interrupção prolongada de energia, deixando moradores sem iluminação em suas residências por horas.
Relatos de transtornos foram comuns, com residentes recorrendo a velas e enfrentando dificuldades para acessar informações devido à necessidade de economizar a bateria dos celulares.
Nas redes sociais, os usuários reclamam da falta respostas da Enel sobre qualquer previsão de religamento da energia. Segundo os clientes da empresa privatizada, ela também desligou todos os meios de comunicação, deixando os cidadãos sem nem conseguir reportar quais pontos estão sem luz.
15h sem energia na zona sul de sp, já estou me sentindo um homem das cavernas, Enel cadê a luz meu filho pic.twitter.com/pvBPyKpH6g
— NoPresto ??? (@EduardoNoPresto) November 4, 2023
A situação também impactou o funcionamento de estabelecimentos comerciais, como restaurantes na Vila Mariana. Apenas um dos serviços de entrega na região estava em operação durante o jantar, ampliando as dificuldades dos moradores diante da situação.
Outras cidades no estado também enfrentaram interrupções no fornecimento de energia, incluindo Itapeva, Tatuí, Guarulhos e Sorocaba, entre outras.
As empresas concessionárias, incluindo a Neoenergia Elektro, a EDP e o grupo CPFL Energia, reforçaram suas equipes de campo para acelerar os reparos e normalizar o fornecimento de energia para os clientes afetados.
Enquanto a Enel continua avaliando os danos e diz já estar em plano de ação para resolver os problemas, a população aguarda ansiosamente o restabelecimento da energia elétrica.
SP inteira sem luz por horas e eu não posso nem expressar meus sentimentos sobre a ENEL que o reclame aqui me barra pic.twitter.com/AFnKSUifD3
— Lua de Cristal (@LuaMoonlight7) November 4, 2023