Enem 2024 tem 4 milhões de inscritos e governo atribui alta ao ‘Pé-de-Meia’

Atualizado em 3 de novembro de 2024 às 15:18
Cartilha do Enem. Foto: Divulgação

Neste domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, visitaram a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), momentos antes do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Camilo, mais de 4 milhões de candidatos estão confirmados para o exame deste ano, um aumento de 27% em relação aos anos anteriores, durante o governo de Jair Bolsonaro. “O Enem deste ano conta com mais de 4 milhões de confirmados, o que representa um aumento significativo de 27% de candidatos, destacando o segundo ano do governo Lula”, afirmou ele.

O ministro também celebrou o aumento de inscritos do terceiro ano do Ensino Médio, atribuindo o crescimento ao programa Pé-de-Meia, que oferece um auxílio de R$ 200 mensais, acumulando até R$ 9,2 mil para o combate à evasão escolar.

Camilo Santana e Lula. Foto: Divulgação

Na visita, Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos ministros Nísia Trindade, da Saúde, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

No sábado, o presidente publicou um vídeo nas redes sociais com orientações para os candidatos, lembrando sobre os horários de abertura e fechamento dos portões, que ocorrerão das 12h às 13h, com início das provas às 13h30. A segunda etapa do Enem está marcada para o próximo domingo, 10 de novembro.

Ao ser questionado sobre temas de política externa, Lula enfatizou que o foco do dia era exclusivamente a educação e o Enem. “Hoje o assunto é Enem, e o ministro já deu as informações para vocês”, declarou o presidente, reforçando a importância do exame no contexto educacional brasileiro.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line