A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada hoje (16), enfatiza o grande desafio do presidente Jair Bolsonaro para conquistar votos entre os eleitores com menor renda, de até dois salários mínimos. O grupo equivale 51% da amostra do instituto. Segundo o levantamento, a diferença entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula nesse segmento soma no tempo presente 40 pontos percentuais. O petista tem 56% das intenções de voto, contra 16% do atual presidente. Em setembro, quando foi divulgada a pesquisa anterior, essa distância era menor, sendo de 34 pontos.
Lula aparece com 48% das intenções de voto; Bolsonaro com 21%; Moro, 6% e Ciro, 5%.
O desempenho de Lula sobe 8 pontos percentuais entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos. Na população em geral, o petista tem 48% dos votos, contra 22% de Bolsonaro.
Leia mais:
1- Ricardo Salles retira candidatura e coloca a culpa em ministro de Bolsonaro
2- Marqueteiro de campanha de Moro recebe mais de 100 salários mínimos
3- PT vai negociar criação de federação com 4 partidos; saiba quais
Auxílio Brasil é provavelmente a única salvação de Bolsonaro
Com a piora dos indicadores econômicos, a expectativa do governo Bolsonaro é que o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400, substituto do Bolsa Famíla, amenize o baixo desempenho do presidente entre os mais pobres.
Hoje, o pontencial de votos de Bolsonaro entre eleitores de menor renda é 18 pontos percentuais menor que o desempenho do presidente entre os mais ricos, grupo com renda acima de 10 salários mínimos. Nesse segmento, Jair Bolsonaro tem 34% dos votos, mas a sua diferença em relação a Sergio Moro é menor. O ex-juiz chega a 17% dos votos nesse eleitorado, ante 9% na população em geral.