A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) denunciou a produtora Time 4 Fun (T4F) ao Ministério Público Federal sob as acusações de atentar contra o bem-estar físico do público durante o primeiro show da The Eras Tour, de Taylor Swift, que aconteceu no Rio de Janeiro no estádio Nilton Santos, nesta sexta (17). Na ocasião, a fã Ana Clara Benevides morreu por conta das altas temperaturas e mais de mil desmaiaram.
No texto, ela reclama do fato que os fãs foram proibidos de entrarem com garrafas de água no estádio, além da baixa circulação de ar em um momento com altas temperaturas. Ontem, o Rio de Janeiro bateu a casa dos 40 graus.
Confira a nota:
“Vejo como criminosa a proibição que o público entrasse com ÁGUA no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem, onde ocorreu uma morte atribuída ao calor.
Por isso, estou denunciando ao Ministério Público Federal a empresa Time 4 Fun, organizadora do evento. A hidratação é essencial durante uma onda de calor como a que estamos enfrentando e não pode ser vista como fonte de lucro. Mas infelizmente a T4F não compartilha dessa visão.
Há relatos também de cerca de 1.000 desmaios durante o show, restando à equipe da própria artista distribuir água aos fãs em um ambiente que registrou sensação térmica de 60°.
A venda de água nessa situação, além de cruel, torna-se também um pesadelo logístico para seu fornecimento, impedindo que o público acesse o que há de mais básico com facilidade e colocando-o em situação de risco.
A saúde das pessoas não é mercadoria. E as empresas que atentam contra ela precisam ser responsabilizadas. Aos familiares e amigos da Ana Clara, meu mais profundo pesar e minha solidariedade.”
ÁGUA É DIREITO
Vejo como criminosa a proibição que o público entrasse com ÁGUA no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem, onde ocorreu uma morte atribuída ao calor.
Por isso, estou denunciando ao Ministério Público Federal a empresa Time 4 Fun, organizadora do evento.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) November 18, 2023