Pelo menos 164 toneladas de alimentos foram doadas, desde o lançamento do programa Bahia Sem Fome, em março passado, pela comunidade escolar da rede estadual de ensino. Os dados são da Secretaria Estadual da Educação e diz respeito a unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Os produtos foram entregues na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Segundo Ualson Reis, assessor da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais da SEC, todas as escolas da rede estadual de ensino, nos 417 municípios baianos, estão aptas a receber as contribuições, mesmo durante o recesso escolar. “A adesão ao programa na capital e no interior está fazendo a diferença. Os alimentos podem ser doados por qualquer pessoa e serão distribuídos para o entorno das unidades escolares”, explica
A principal meta do Bahia Sem Fome é promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social, de modo a garantir o acesso a alimentos com qualidade e na quantidade necessária. Para tanto, a campanha conta com a parceria de uma rede de equipamentos públicos e integrados, envolvendo municípios, movimentos sociais e populares, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, religiosas, sindicais, culturais e educacionais do campo e da cidade. Podem ser doados alimentos não perecíveis (exceto sal), como arroz, feijão, macarrão, café, leite em pó, floco de milho e tapioca.
O Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia tem como principal meta reduzir os índices de insegurança alimentar grave no estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade. Interessados em realizar doações podem acessar o site e escolher um dos pontos de coleta.
Com informações da Ascom/SEC