Lais Jordy, a mulher do deputado federal e candidato a prefeito de Niterói, Carlos Jordy (PL-RJ), é uma das beneficiárias da chamada folha secreta de pagamentos do Ceperj , o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro. Ela recebeu dinheiro da entidade sem trabalhar, no ano de 2022.
O órgão estadual está no centro de um escândalo de abuso de poder econômico e político e desvio de recursos públicos investigado pelo Ministério Público Eleitoral, ocorrido durante as eleições que terminaram com a vitória para um segundo mandato do governador do Rio, Cláudio Castro (PL-RJ), em 2022.
De acordo com os procuradores eleitorais, houve contratação de funcionários fantasmas e fraudes financeiras envolvendo mais de 20 mil pessoas contratadas no Ceperj.
Ainda segundo o MPE, nos meses que antecederam o pleito que reelegeu Castro, o dinheiro público da venda da Cedae, a companhia de água e esgoto do estado, remunerou ilegalmente – via contratos de trabalho fraudulentos no Ceperj – aliados, parentes e laranjas ligados ao governador e seu grupo político, incluindo a esposa do candidato do PL em Niterói. Veja, abaixo, trecho de denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro explicando o esquema:
O principal foco de irregularidades foi no Programa Esporte Presente, o que gerou uma série de ações judiciais em tramitação atualmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Assim, uma das pessoas que recebeu dinheiro secretamente no esquema investigado pelo MPE é Lais Sant Anna Soares, que na época era noiva de Carlos Jordy, e atualmente carrega o nome de Lais Jordy, já esposa do político.
Em maio de 2022, ela recebeu um depósito de R$ 4.610,00 na agência 541 do Bradesco, que fica no bairro de Icaraí, Zona Sul de Niterói. Seis dias depois, retirou todo o dinheiro na boca do caixa. Ela ainda figura em outros dois depósitos do mesmo valor, em 26 de maio e 30 de junho do mesmo ano.
Além disso, antes de ser abastecida com dinheiro do Ceperj, Lais ocupava outro cargo público, na Secretaria Especial da Cultura do governo federal, então sob o comando de Jair Bolsonaro (PL-RJ).
O ex-capitão perdeu a eleição no final de 2022, mas a esposa de Jordy deu um jeito de manter a torneira de recursos públicos vertendo para sua bolsa. Desde o início do ano passado, ela está oficialmente lotada no gabinete do deputado estadual Thiago Gagliasso (PL-RJ). O difícil, porém, é encontrá-la por lá, trabalhando.
Na realidade, enquanto verte dinheiro público para a família, o que realmente fez e faz a esposa do candidato Jordy em horário comercial ao longo deste ano é correr na praia de Piratininga e participar de atos de campanha do marido, conforme ela própria se encarrega de provar, por meio de postagens em suas redes sociais: