Nesta quarta-feira (1º), em Porto Alegre, o ex-presidente e atual candidato à presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou que o Brasil era “feliz” quando a polarização era entre PT e PSDB.
“Já disse para o Alckmin, como esse país era feliz quando a polarização era entre o PT e o PSDB, como era feliz quando a polarização era entre Dilma e o Alckmin, Dilma e o Serra, eu e o Serra, eu e o Alckmin, eu e o Fernando Henrique Cardoso (FHC). A gente era civilizado, a gente ganhava e perdia e a gente voltava para casa”, afirmou o petista.
“A transição que nós fizemos com FHC foi a mais civilizada que esse país conheceu. Você disputava a eleição, mas você não estava em guerra. Teu adversário não era teu inimigo. O que aconteceu nesse país?”, ressaltou Lula.
Em 1994 e 1998, FHC venceu as eleições presidenciais, enquanto Lula ficou em segundo lugar. Em 2002, o petista derrotou José Serra (PSDB) e, quatro anos depois, Geraldo Alckmin (PSB), que era candidato do PSDB na ocasião.
Dilma Rousseff (PT) foi eleita em 2010, ganhando de Serra no segundo turno. Em 2014, a ex-presidente venceu Aécio Neves (PSDB).