Essencial do DCM: Diretora do Datafolha diz que antipetismo de Ciro levou seus eleitores a votarem em Bolsonaro

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as principais notícias. Entrevista com Pedro Serrano. Veja o DCMTV

Atualizado em 3 de outubro de 2022 às 21:23
Essencial do DCM: Diretora do Datafolha diz que antipetismo de Ciro levou seus eleitores a votarem em Bolsonaro
Essencial do DCM: Diretora do Datafolha diz que antipetismo de Ciro levou seus eleitores a votarem em Bolsonaro. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Bolsonaro é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as principais notícias. Entrevista com Pedro Serrano. Veja o DCMTV.

Reportagem da Folha de S.Paulo reconhece que algumas movimentações de última hora não foram captadas pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Datafolha e pelo Ipec: ambas foram divulgadas na noite do sábado e a votação transcorreu ao longo do domingo.

Os dois institutos apontavam os dois candidatos que passaram para o segundo turno na mesma ordem de suas votações e com uma distância considerável do segundo pelotão, ocupado por Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) bem como sinalizavam para a possibilidade da realização de segundo turno, tal como transcorreu.

Datafolha e Ipec registravam Lula com 50% e 51% dos votos válidos ,respectivamente, com uma margem de erro de 2 pontos. Lula teve 48,4% dos votos.

No caso de Bolsonaro, de fato a distância foi maior: os 36% do Datafolha (e 37% do Ipec) atribuídos a Bolsonaro ficaram distantes dos 43,2% alcançados pelo atual mandatário nas urnas.

“Pesquisa não é prognóstico. Cada pesquisa é a fotografia de um determinado momento. O resultado final é só na urna”, diz Luciana Chong, diretora do Datafolha, que nega ter havido erro metodológico do instituto.

“As pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento em que são feitas. Quando feitas continuamente ao longo do processo eleitoral, são capazes de apontar tendências, mas não são prognósticos capazes de prever o número exato de votos que cada candidato terá”, manifestou-se o Ipec, em nota.

LEIA MAIS:

1 – Essencial do DCM: SEXTOU com Bemvindo Sequeira

2 – DCM Ao Meio-Dia: A luta por Lula no 2º turno; os erros das pesquisas; o voto útil de Ciro em Bolsonaro

3 – Saiba quem fez o game com Lula lançado na reta final das eleições. Por Zambarda

O que diz a especialista

A diretora do Datagolha defende que é bastante provável que tenha emergido um voto útil pró-Bolsonaro, vindo de eleitores mais conservadores de Tebet e de, principalmente, Ciro.

O medo de que Lula fosse eleito no 1º turno pode ter contribuído para esse comportamento, defende Luciana Chong.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O ESSENCIAL DO DCM