A coluna Notas & Informações do jornal Estadão se tornou alvo de intenso debate nas redes sociais após a publicação de um artigo intitulado “A picuinha de Lula com Israel” na manhã deste domingo.
A matéria critica a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo em relação ao conflito entre Israel e Palestina, e gerou reações inflamadas ao referir-se ao genocídio em Gaza como uma “picuinha”.
O artigo do Estadão aponta que, no auge de um dos maiores conflitos recentes no Oriente Médio, o Brasil permanece sem um embaixador efetivo em Israel há quase quatro meses.
EDITORIAL: ‘A picuinha de Lula com Israel’ – Por causa do narcisismo ideológico do petista, o Brasil ainda não tem embaixador em Israel (via @opiniao_estadao) https://t.co/xENvnXJ3WV
Foto: Eraldo Peres/AP pic.twitter.com/QfXK4VFEy6
— Estadão ?️ (@Estadao) June 9, 2024
Desde fevereiro, quando o embaixador Frederico Meyer foi chamado de volta ao Brasil e posteriormente transferido para a Suíça, o posto em Israel permanece vago. Segundo o governo, não há previsão de mudança nessa situação, o que o jornal considera um reflexo das tensões diplomáticas entre Lula e Israel.
Internautas rapidamente reagiram à matéria, acusando o Estadão de minimizar a gravidade do conflito em Gaza. Termos como “genocídio” e “crise humanitária” foram mencionados com frequência, criticando o uso do termo “picuinha” para descrever a postura do presidente brasileiro.
Confira algumas publicações:
‼️CRIA VERGONHA, @ESTADAO‼️
Israel pertence à LISTA DA VERGONHA DAS NAÇÕES UNIDAS, faz parte dos países e regimes sanguinários que violam os direitos das crianças. 15.500 crianças palestinas mortas, 35.000 mutiladas e 30.000 órfãs, não é picuinha! é genocídio! LULA TEM RAZÃO. ?? pic.twitter.com/z2Cm4BYQGX— FINCØ (@finc0) June 9, 2024
“Picuinha”. Mais de 15 MIL CRIANÇAS assassinadas por Israel e o @Estadao chama de “picuinha”. A mídia corporativa brasileira só tem canalhas. https://t.co/uQLoIhm4hA
— Pablo Villaça ? (@pablovillaca) June 9, 2024
Estadão diz que a denúncia de Lula sobre o genocídio causado por Israel na Faixa de Gaza é uma “picuinha”.
ESTADÃO MENTE pic.twitter.com/koa4heetYp
— Thiago Bagatin (@ThiagoBagatin) June 9, 2024
EDITORIAL: ‘A picuinha de Lula com Israel’ – Por causa do narcisismo ideológico do petista, o Brasil ainda não tem embaixador em Israel (via @opiniao_estadao) https://t.co/xENvnXJ3WV
Foto: Eraldo Peres/AP pic.twitter.com/QfXK4VFEy6
— Estadão ?️ (@Estadao) June 9, 2024
Israel cometeu um genocídio em Gaza, ASSASSINANDO milhares de crianças, bebês, civis, e a merda do ESTADÃO chama de picuinha.
ESTADÃO FASCISTA! https://t.co/pWXzR1SlVs— Gabriel Gatti ??? ?? (@Gattiaosta1) June 9, 2024