O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira (4) o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre, afirmando que isso demonstra que o governo está “no rumo certo”. Com informações da Folha de S.Paulo.
Lula também destacou a melhoria na previsão do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o Brasil.
“O PIB avançou no primeiro trimestre desse ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo”, escreveu o petista.
O PIB teve um aumento de 0,8% em relação ao trimestre anterior, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em comparação com o mesmo período de 2023, o crescimento foi de 2,5%.
Durante a cerimônia de sanção da lei sobre depreciação do maquinário da indústria, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, comentou que o crescimento foi satisfatório e indica que a agenda econômica está na direção correta. Ele atua como ministro interino da Fazenda enquanto Fernando Haddad está em viagem a Roma.
O PIB avançou no primeiro trimestre desse ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo. https://t.co/zRIwhCQKC4 pic.twitter.com/aj1XKLc5AW
— Lula (@LulaOficial) June 4, 2024
“O dado do PIB é mais um sinal concreto de que a agenda tem se desenvolvido num bom ritmo e na direção correta”, afirmou Durigan.
Ele destacou que o desempenho da indústria de transformação e dos investimentos indica uma “alta estrutural” do crescimento e da capacidade produtiva do país, o que sugere a sustentabilidade do crescimento nos próximos meses e anos. “Seguimos acima da média, surpreendemos na direção correta”, acrescentou.
O crescimento do PIB no primeiro trimestre foi impulsionado pelo consumo das famílias e pela retomada dos investimentos. O consumo das famílias aumentou 1,5%, enquanto os investimentos cresceram 4,1% em relação ao último trimestre de 2023. A despesa de consumo do governo manteve-se estável (0,0%).
Sob a ótica da produção, o setor de transformação cresceu 0,7%. No entanto, os demais segmentos industriais, como extrativo, construção e o conjunto de atividades de água, luz e esgoto, registraram queda.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou que o crescimento econômico ocorre em um momento de controle da inflação.
“O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o último trimestre de 2023. O resultado foi impulsionado principalmente pelo consumo das famílias e pela expansão dos investimentos. Desemprego em queda e inflação controlada se somam ao bom desempenho da economia neste início de ano. Esse é o caminho, Brasil!”, escreveu a ministra em uma rede social.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link