O estudante David Koza, de 24 anos, da cidade de Kladensk é o autor do massacre na Faculdade de Letras da Universidade Charles, em Praga.
O chefe da polícia local disse em coletiva que há mais de 15 mortos e 24 feridos, mas que estes podem não ser números definitivos, pois as investigações estão em andamento, relata a imprensa tcheca.
Koza foi morto. A polícia afirma que ele assassinou o pai no mesmo dia. Os policias encontraram o corpo do homem no apartamento onde eles moravam.
Koza era proprietário de várias armas. Deixou o cadáver do pai em casa e foi para a faculdade.
Segundo a polícia, ele se dirigia a uma palestra, que deveria acontecer numa rua próxima. Não se sabe por que ele acabou indo para o prédio onde ocorreu a tragédia.
#prague #prag ?? pic.twitter.com/jp7bpPmlTy
— Mikheil Khachidze (@mishakhachidze) December 21, 2023
O jovem estudou na faculdade de História Mundial. Em maio deste ano, ganhou um prêmio por uma tese, concedido pelo Instituto Polonês de Praga para trabalhos focados na Polônia.
O Instituto é dirigido por Václav Hořčička. No entanto, ele não se lembra de David de forma significativa. “Ele não foi meu aluno, talvez eu nem o tenha conhecido”, disse Hořčička.
Segundo os professores, o aluno apresentava problemas psicológicos. A polícia também confirmou que ele escreveu notas numa rede social que indicam que estava planejando o assassinato. Segundo o chefe de polícia Martin Vondrášek, “essa pessoa foi inspirada por um acontecimento terrível semelhante no exterior”.
A primeira postagem foi feita em 9 de dezembro de 2023. As postagens estão em cirílico.
https://twitter.com/peacemaket71/status/1737908309519130952
Praga right now #prague #praga pic.twitter.com/zhxoFeazTp
— Leo Menindez (@LeoMenindez) December 21, 2023