Estudantes da rede estadual participam, em Salvador, de encontro que simula reuniões da ONU

Atualizado em 30 de agosto de 2024 às 17:08
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais de 400 estudantes e egressos da rede estadual de ensino dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) participam, de 2 a 5 de setembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, da terceira edição do Bahia Model United Nations (Bamun). A atividade promove uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o encontro, os jovens terão a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação. A abertura acontece na segunda, às 17h.

Este ano, a Bamun tem como tema a “Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”. Do total de 408 estudantes, 360 participarão das simulações em 16 comitês e outros 48 atuarão na organização como mesa e secretariado. Cada comitê discutirá, no mínimo, um ODS da Agenda 2030, a exemplo de saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero

Cada participante poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível para a campanha do Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado. Como parte da programação, os estudantes ainda participarão da Feira das Nações, onde cada um dos 27 NTEs representará um país. Alunos de duas unidades escolares foram convidados para assistir às apresentações da feira.