Em vinda ao Brasil juntamente com o subsecretário dos EUA de Crescimento Econômico, Energia e Meio-Ambiente, José Fernández, a subsecretária de estado do governo norte-americano Victoria Nuland afirmou, na última segunda-feira, em entrevista para a CNN, que confia no sistema eleitoral brasileiro.
Nuland veio ao país para reunião de alto nível com representantes do Itamaraty. Segundo a Casa Branca, alguns dos objetivos das discussões são fortalecer temas como governança democrática, justiça racial e respeito pelos direitos humanos, além também de incentivar o comércio, saúde e segurança.
“Todos os brasileiros devem confiar nos sistemas e participar. Isso é o mais importante. E os líderes brasileiros precisam expressar essa mesma confiança nos sistemas”, disse a subsecretária. Ela afirmou também que o sistema brasileiro é um dos mais confiáveis do hemisfério Sul.
“Vocês têm um histórico muito bom de eleições justas e transparentes. Temos confiança nas instituições, esperamos que os brasileiros também tenham confiança nas instituições, e que o voto seja livre, justo e com ampla participação popular”, reiterou Nuland.
Pelas redes sociais, a subsecretária também falou sobre o encontro. “Nossa parceria com o Brasil é uma das relações mais importantes do hemisfério. O Diálogo de Alto Nível EUA-Brasil de 2022 expandirá nossa colaboração em governança democrática, segurança e prosperidade em nossas nações e na região”, disse no Twitter.
Our partnership with Brazil is one of the most important relationships in the hemisphere. The 2022 U.S.-Brazil High-Level Dialogue will expand our collaboration on democratic governance, security, and prosperity in our nations and the region. https://t.co/YDt9A8s0Sa
— John Bass (@UnderSecStateP) April 25, 2022
Em outra publicação, ela enfatizou também a importância da reunião. “Tive uma troca maravilhosa com Pedro Miguel da Costa e Silva no Diálogo de Alto Nível, onde discutimos algumas das questões mais prementes do nosso tempo. Os EUA e o Brasil estão juntos para promover a democracia, a segurança e a prosperidade econômica em nossas nações e hemisfério”, afirmou.
I had a wonderful exchange with Pedro Miguel da Costa e Silva at the??-??High-Level Dialogue, where we discussed some of the most pressing issues of our time. The U.S. and Brazil stand together to promote democracy, security, and economic prosperity in our nations and hemisphere. pic.twitter.com/AwY2cLs7Ba
— John Bass (@UnderSecStateP) April 26, 2022
Ainda sobre sua visita ao Brasil, Nuland se mostou empolgada sobre “esperanças e sonhos para o país”. “Animada para ouvir de jovens líderes brasileiros sobre suas esperanças e sonhos para seu grande país e o trabalho que estão fazendo para mudança e inclusão social. Os EUA continuarão a defender a educação inclusiva e o empreendedorismo no Brasil e nas Américas.”
Energized to hear from young Brazilian leaders about their hopes and dreams for their great country, and the work they are doing for social change and inclusion. The U.S. will continue to champion inclusive education and entrepreneurship in Brazil and throughout the Americas. pic.twitter.com/nJGR9ejnYZ
— John Bass (@UnderSecStateP) April 25, 2022