Rússia e EUA trocam acusações e tensionam relações diplomáticas na ONU

Atualizado em 31 de janeiro de 2022 às 21:12
Foto de reunião na ONU com os representantes dos países. Há um círculo com três fileiras de cadeiras ao redor e os embaixadores sentados no lugar.
Encontro teve mais efeito midiático que deliberativo. Foto: SPENCER PLATT / AFP

Os representantes dos Estados Unidos e Rússia trocaram acusações em uma reunião no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) devido à crise de segurança na Uncrânia e as questões que envolvem o impasse diplomático e militar.

A Rússia queria que a reunião acontecesse de forma fechada, mas a maioria dos países votaram para que as discussões fossem feitas de forma pública, incluindo o Brasil, que está em um assento não permanente no conselho.

“As ameaças de agressão na fronteira com a Ucrânia são um ato de provocação”, disse Linda Thomas Greenfield, embaixadora dos EUA.

Greenfield acusou a Rússia de posicionar cerca de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia e se preparar para enviar mais 30 mil para a Bielorússia.

Leia mais: 

1 – Doria usou apenas 45% do orçamento para obras antienchente

2 – Membros do PT estão buscando evitar riscos

3 – Alvarez & Marsal recebeu valor milionário para recuperar fornecedora da Petrobras

Embaixador da Rússia criticou EUA por fazer acusações sem provas

Vassily Nebenzia, embaixador da Rússia, disse que “nossos colegas ocidentais vêm falando sobre a necessidade de desescalar. Contudo, destaco, incitam as tensões e a retórica, provocando uma escalada. As discussões sobre a ameaça de guerra são, por si só, provocações. Vocês estão quase pedindo isso. Vocês esperam que isso aconteça, como se quisessem que suas palavras se tornassem realidade.”

A estratégia principal dos Estados Unidos era pressionar publicamente a Rússica durante a reunião, já que ela ocupa um assento permanente e tem poder de veto sobre as decisões.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.