Durante o debate presidencial norte-americano transmitido pela ABC News nesta terça-feira (10), Donald Trump fez declarações controversas ao chamar Kamala Harris de “marxista”. O candidato tentou associar a vice-presidente dos Estados Unidos ao seu pai, Donald Harris, um economista aposentado da Universidade de Stanford.
O ex-chefe do governo dos EUA afirmou: “Se ela fosse eleita, ela mudaria isso. E seria o fim do nosso país. Ela é marxista; todo mundo sabe que ela é marxista. O pai dela é um professor marxista de economia, e ele a ensinou bem”.
Essas acusações não são novas, já que Trump havia criticado Kamala Harris anteriormente, focando em seu pai. O economista superou uma infância rural para obter um doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e é reconhecido como o primeiro professor negro de economia com mandato em Stanford.
Conhecido por seu pensamento independente e disposição para desafiar a ortodoxia econômica, ele tem se mantido longe dos holofotes durante a ascensão política da filha, mas fez uma aparição pública notável durante a candidatura da democrata em 2020.
O debate de hoje é o primeiro encontro pessoal entre Donald Trump e Kamala Harris. As pesquisas recentes indicam uma disputa acirrada entre os candidatos. Este é o sétimo debate presidencial do ex-presidente, com três confrontos anteriores contra Hillary Clinton e três contra Joe Biden.
O debate acontece na Pensilvânia, um estado crucial para a eleição presidencial dos Estados Unidos. Kamala Harris assumiu a candidatura democrata após Joe Biden decidir não concorrer à reeleição. O desempenho do atual chefe do governo no Debate da CNN levantou dúvidas sobre sua idade e capacidade para um novo mandato, gerando críticas de seus próprios apoiadores.
Donald Trump busca retornar à Casa Branca após sua derrota para Biden em 2020. A eleição presidencial nos Estados Unidos está marcada para o dia 5 de novembro.