Publicado no Vermelho
Por André Cintra
O candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu, na manhã desta sexta-feira (6), a liderança na Geórgia – um dos chamados “estados decisivos” da disputa.
Com 99% das urnas apuradas, Biden abriu 917 votos de vantagem sobre o presidente e candidato do Partido Republicano à reeleição, Donald Trump.
A cada vez mais provável vitória democrata na Geórgia será o suficiente para garantir a eleição de Biden e o fim da era Trump. O estado responde por 16 votos no confuso colégio eleitoral norte-americano.
Caso Biden confirme seu êxito por lá, chegará a 269 delegados na totalidade da apuração – um a menos que os 270 exigidos para chegar à Casa Branca.
Ele também deve triunfar no Arizona, onde, com 90% das urnas apuradas, sua vantagem sobre Trump é de 47 mil votos.
Há veículos e agências de notícias, como a Associated Press e a Fox News, que já inserem os 11 delegados do Arizona na contabilidade dos democratas.
Ainda faltam apurar os votos derradeiros da Pensilvânia e em Nevada (estados em que o desfecho segue aberto), além da Carolina do Norte (onde Trump deve vencer).
Embora o desempenho do presidente tenha sido superior ao previsto por todas as pesquisas de intenção de voto, a hora da derrota se aproxima para Donald Trump.