Europa: Lula participa da cúpula do G7 e de encontros bilaterais nesta sexta

Atualizado em 14 de junho de 2024 às 6:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua sua viagem pela Europa e embarca para a Apúlia, na Itália, onde ocorrerá a cúpula do G7. O Brasil estará presente no encontro desta sexta-feira (14) como nação convidada, conforme informações do G1.

A reunião começou na última quinta-feira (13) e, a partir desta sexta-feira, será ampliada com a participação de países emergentes. Esta é a oitava vez que o Brasil é convidado a participar dos debates.

O presidente Lula terá cinco minutos para discursar na sessão da cúpula. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), ele abordará a presidência do Brasil no G20, com ênfase no enfrentamento às mudanças climáticas, combate à fome e reforma da governança global.

Além disso, o petista discutirá temas como economia digital e Inteligência Artificial, que estão na agenda da cúpula deste ano. Outro ponto previsto em seu discurso é a cooperação do Brasil com países da África e do Mar Mediterrâneo.

Lula viaja para a Itália e participa da Cúpula do G7 e da OIT | Radioagência Nacional
O presidente Lula (PT). Foto: reprodução

O G7 é composto pelas nações democráticas mais ricas do mundo: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Segundo o governo italiano, anfitrião da reunião do G7 deste ano, além do Brasil e da Santa Sé, foram convidados países como África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Índia, Jordânia, Mauritânia (representando a União Africana), Quênia, Turquia e Ucrânia.

Organizações internacionais também estarão presentes, como a União Europeia, na condição de observadora do G7, a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento.

Outros encontros

Vale destacar que os compromissos do chefe do Executivo brasileiro na Europa acontecem em um contexto de crescimento da extrema direita no parlamento da União Europeia, gerando questões internas nos países.

Segundo o MRE, Lula aproveitará a ocasião para se reunir com o presidente francês Emmanuel Macron na Itália. O mandatário também terá um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Planalto informou ainda que o petista deve se reunir com o papa Francisco. Além disso, ele se encontrará com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que recentemente assumiu seu terceiro mandato como chefe de governo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link