Evangélicos detonam Marçal por se comparar ao rei Salomão: “Ele não tem TikTok”

Atualizado em 5 de setembro de 2024 às 12:49
O coach bolsonarista Pablo Marçal (PRTB). Foto: reprodução

O coach bolsonarista Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, está no centro de uma nova polêmica após a viralização de um vídeo, gravado há sete meses, no qual ele se compara ao rei Salomão, figura bíblica venerada por sua sabedoria e riqueza.

No vídeo, Marçal destaca as suas conquistas em contraste com as do rei bíblico. “Salomão escreveu três livros, eu escrevi 45. Salomão tinha mil mulheres, eu tenho só uma. Salomão nunca voou. Salomão nunca falou com o planeta terra inteiro ao mesmo tempo e eu estou falando. Salomão nunca teve a atenção de 50 milhões de pessoas, Salomão não tem 2,4 bilhões de marcações no TikTok”, afirmou.

O candidato ainda desafia seus seguidores a pesquisarem o nome do rei na internet e defende que se deve “parar de venerar Salomão”.

Ele continua suas comparações de maneira provocativa, mencionando até que o rei bíblico não andava de jatinho. “Na hora que o avião vai saindo do chão, eu falo assim: ‘Nem Salomão, em toda sua glória, voou em um jato'”, disse ele no vídeo. Em outro momento, Marçal afirma que “Salomão era um nenê”, desvalorizando a figura bíblica.

@millions.next

@Pablo Marçal é melhor que Salomão ?

♬ som original – Millions.next

As falas geraram uma onda de críticas nas redes sociais, especialmente entre influenciadores evangélicos. Will Teixeira, que conta com quase um milhão de seguidores no TikTok, foi um dos que se manifestaram. “Como é que um camarada quer comparar? Ele não andou de jatinho. Isso não existia na época de Salomão. A riqueza de Salomão não está em finanças, em dinheiro, e sim na sabedoria de conduzir o povo dele”, argumentou Teixeira.

Outro perfil no TikTok, Stories do Reino, questionou as motivações por trás do discurso de Marçal: “Vale tudo pra ter engajamento na internet?”.

Nos comentários, um internauta destacou: “Detalhe: sem internet, Salomão fazia alianças com nações distantes”. Outro criticou a produção literária de Marçal: “Os três livros de Salomão ainda valem mais que os seus 45. Não tenho dúvidas disso”.

Apesar da controvérsia, o bolsonarista segue com forte apoio entre os eleitores evangélicos. Segundo a última pesquisa do Datafolha, ele cresceu de 18% para 30% nas intenções de voto desse segmento, liderando entre o público religioso.

Mas sua candidatura ainda enfrenta obstáculos legais. Marçal foi eleito deputado federal por São Paulo em 2022, porém teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, ele é alvo de mais de 100 processos e está sob investigação da Polícia Federal por suspeitas relacionadas a doações para sua campanha em 2022.

No vídeo, Marçal também comentou sobre a fortuna de Salomão, afirmando que ele não está “na lista da Forbes”. “Salomão passou na Terra tem 3 mil anos e você até hoje está pagando pau […]. Ele não está na lista da Forbes não, apesar de ter sido o cara mais rico”, pontuou.

O influenciador ainda reconheceu que Salomão foi mais rico que ele, mas questiona o que isso realmente significou: “Rico de que jeito, se terminou mal. Rico de quê?”.