O primeiro Congresso Conservador Brasileiro- CCB-USA teve sua palestra com youtuber e blogueiro, Allan dos Santos, e Thaméa Danelon, Professora de Processo Penal e Procuradora da República que já foi colunista do Terça Livre, cancelada.
O evento acontecerá no dia 25 deste mês na cidade de Framingham, em Massachusetts, Rua Irving-125. O congresso, que contava com a palestra de Allan, alegou que o cancelamento foi devido a razões familiares.
Allan é foragido da Justiça brasileira desde outubro do ano passado, quando o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão e extradição dele, que é investigado nos inquéritos sobre milícias digitais e das fake news. Mas apesar de disso, ele circula livremente pelos Estados Unidos podendo até mesmo palestrar.
Tudo isso acontece porque, apesar de ser considerado fora da lei, a prisão do blogueiro é dificultada pelo fato dele ainda não ter sido incluído na lista vermelha da Interpol.
“O nome do ativista não se encontra inserido no sistema de ‘red notice’ da Interpol, o alerta máximo que leva com que as autoridades dos países membros procedam à prisão dos procurados. Nesse sentido, uma vez que o nome de Allan dos Santos não consta dessa lista, não é cabível às autoridades norte-americanas efetuar a prisão”, explica o advogado Cristiano Vilela, sócio do escritório Vilela, Miranda e Aguiar Fernandes Advogados.