A ex-ministra e deputada Tereza Cristina (PP-MS) não desejou em momento algum ser vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL). Mesmo quando o presidente tinha desempenhos melhores nas pesquisas, essa nunca foi sua vontade, segundo o Blog do Noblat.
Meses atrás Tereza Cristina foi cotada para a cargo, mas descartou, dizendo que seu desejo é disputar o Senado por seu estado, sendo a favorita a ficar com a única vaga. Tanto que a presidenciável Simone Tebet (MDB) não se arriscou nessa disputa.
A ex-ministra vinha trabalhando sua candidatura ao Senado e acreditava ter se livrado das especulações sobre ser vice de Bolsonaro. Ela, porém, terá que lidar novamente com essa pressão, agora mais que antes, já que o presidente ainda não anunciou com quem dividirá a chapa à reeleição, enquanto o tempo fica cada vez mais apertado.
Ontem (15), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Tereza Cristina é uma “pessoa diferenciada” e fez um “trabalho extraordinário” dentro do governo.
Em entrevista, Mourão afirmou que não participa das discussões e que a decisão é de Bolsonaro, mas elogiou a ex-ministra.
“Não é só também a questão do eleitorado feminino (que ela ajuda). Acho que a Tereza Cristina fez um trabalho extraordinário dentro do governo, ela tem habilidade no relacionamento com o Congresso. Ou seja, ela é uma pessoa diferenciada” disse Mourão.
Bolsonaro já havia indicado que o escolhido para o posto de vice seria o ex-ministro Walter Braga Netto. No entanto, passou a considerar abertamente escolher Tereza Cristina para o posto.
Na segunda-feira (13), Bolsonaro disse que Braga Netto é um nome “palatável”, mas reconheceu que “alguns querem” Tereza.
“É um nome que é palatável, é um nome de consenso, que sabe conversar com o Parlamento. É um colega meu da Academia Militar (…) Ele pode ser o vice. Alguns querem a Tereza Cristina, um excelente nome também. Mas isso vai ser definido mais tarde”, afirmou.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link