O governo estadual decidiu convocar 388 candidatos excedentes habilitados no concurso para cargos na Polícia Civil e da Polícia Militar da Bahia. No primeiro caso, serão 128 delegados e 269 investigadores de polícia. Na PM, serão 47 oficiais. A convocação visa assegurar a ampliação de efetivo na Segurança Pública do Estado, em cumprimento aos Projetos de Lei 24.876 e 24.868 aprovados, em maio deste ano, pela Assembleia Legislativa.
A convocação de candidatos excedentes da Polícia Civil consta na resolução do Conselho de Políticas de Recursos Humanos do Estado (Cope) n° 309/2023, que autoriza a ampliação do número de vagas do concurso para os cargos de delegado e investigador. A convocação de excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar consta na resolução do Cope n° 310/2023.
Na convocação da Polícia Civil, 40% dos candidatos são mulheres. Para a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, a convocação é avanço na reestruturação da segurança pública, no estado. “Vamos reforçar as nossas equipes tanto aqui na capital, quanto no interior do estado, fazendo um policiamento e investigação mais eficiente para sociedade baiana”, disse a delegada.
Com informações da Secom/BA