O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, autorizou a demissão de mais 58 servidores da pasta, nesta quinta-feira (27). A medida faz parte de uma renovação do órgão.
Na quarta-feira (26), o GSI já havia demitido três dos quatro secretários nacionais da pasta e outros 26 servidores.
Em nota, o GSI disse que “a medida faz parte do processo de renovação determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O órgão é responsável pela segurança do presidente e do patrimônio da Presidência da República.
Cappelli foi nomeado para substituir o ex-chefe da pasta, general Gonçalves Dias, que pediu demissão após a divulgação de um vídeo em que ele aparece circulando entre os golpistas que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Além de G.Dias, como é conhecido, outros funcionários do GSI aparecem em meio aos invasores. Um deles chega a oferecer água aos terroristas. As filmagens também mostram agentes do GSI orientando os invasores a deixarem o palácio.
“Dando prosseguimento à renovação do quadro de funcionários do GSI, autorizei a exoneração de mais 58 servidores. As dispensas serão publicadas na próxima edição do ‘Diário Oficial da União'”, escreveu o ministro interino.