O Facebook mudou a cor de seu logo em um simbólico apoio ao movimento negro nos EUA, que está em meio há uma série de protestos após a morte de George Floyd, que morreu agonizando, asfixiado por um policial.
Mark Zuckerberg, o fundador da rede, também se pronunciou em defesa da liberdade, citando uma ‘longa história de racismo e injustiça’:
A dor da semana passada nos lembra até onde nosso país deve ir para dar a cada pessoa a liberdade de viver com dignidade e paz. Isso nos lembra mais uma vez que a violência que os negros americanos vivem hoje faz parte de uma longa história de racismo e injustiça. Todos temos a responsabilidade de criar mudanças.
Estamos com a comunidade negra – e com todos aqueles que trabalham pela justiça em homenagem a George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery e muitos outros cujos nomes não serão esquecidos.
Para ajudar nessa luta, sei que o Facebook precisa fazer mais para apoiar a igualdade e a segurança da comunidade negra por meio de nossas plataformas. Por mais difícil que fosse assistir, sou grato por Darnella Frazier ter postado no Facebook seu vídeo do assassinato de George Floyd, porque todos precisávamos ver isso. Precisamos saber o nome de George Floyd. Mas é claro que o Facebook também tem mais trabalho a fazer para manter as pessoas seguras e garantir que nossos sistemas não amplifiquem o viés.
As organizações que lutam pela justiça também precisam de financiamento, então o Facebook está comprometendo US $ 10 milhões adicionais a grupos que trabalham com justiça racial. Estamos trabalhando com nossos consultores de direitos civis e nossos funcionários para identificar organizações local e nacionalmente que poderiam usar isso de maneira mais eficaz no momento.
Eu sei que US $ 10 milhões não podem consertar isso. Precisa de um esforço sustentado e de longo prazo. Uma das áreas em que Priscilla e eu trabalhamos pessoalmente e onde o racismo e as disparidades raciais são mais profundas está no sistema de justiça criminal. Não falei muito sobre nosso trabalho sobre isso, mas a Iniciativa Chan Zuckerberg tem sido um dos maiores financiadores, investindo cerca de US $ 40 milhões anualmente por vários anos em organizações que trabalham para superar a injustiça racial. Priscilla e eu estamos comprometidos com este trabalho, e esperamos estar nessa luta por muitos anos. Esta semana deixou claro quanto mais há para fazer.
Espero que, como país, possamos nos reunir para entender todo o trabalho que ainda está pela frente e fazer o que for necessário para oferecer justiça – não apenas para famílias e comunidades que estão sofrendo agora, mas para todos que carregam o fardo da desigualdade .