O ex-presidente Jair Bolsonaro ressuscitou um vídeo de 2021 para insinuar que o PT ordenou a facada contra ele em 2018. Nesta quinta (27), ele publicou nas redes sociais trecho de entrevista de José Dirceu em que ele diz que o atentado foi “um dos erros nossos”.
Segundo o vídeo compartilhado por Bolsonaro, no trecho Dirceu “assume” que a sigla foi responsável pela facada. Seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, já havia compartilhado o mesmo conteúdo em 2021 para tentar dar força à narrativa de que a esquerda seria autora do atentado.
Na ocasião, o próprio Dirceu desmentiu a narrativa e esclareceu a declaração. “Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”, afirmou. Ele ainda disse que o clã Bolsonaro “distorce de próposito” sua fala.
O trecho é de uma entrevista do petista ao canal Tutaméia, no YouTube, transmitida em abril de 2021.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 27, 2023
A Polícia Federal já negou a hipótese várias vezes e deixou claro que Adélio Bispo agiu sozinho. O delegado Rodrigo Morais Fernandes já explicou por duas vezes que não houve mandante no crime e explicou que a corporação analisou quebras de sigilos do autor, não encontrando nenhuma outra pessoa que tenha alguma ligação com o ato.
A investigação fez uma análise exaustiva das imagens do dia do atentado, além de perícia em computadores da lan house que Adélio frequentava, mensagens em aplicativos de conversa, 2 terabytes de imagens e mais de 250 gigabytes de informações em mídia.