Família do jornalista reprova militarização de escola chamada Vladimir Herzog

Atualizado em 19 de julho de 2024 às 23:22
Vladimir Herzog. Foto: Divulgação

Ivo Herzog, engenheiro e filho do jornalista Vladimir Herzog, criticou duramente a manifestação de interesse da Escola Estadual Jornalista Vladimir Herzog em aderir ao modelo cívico-militar proposto pelo estado de São Paulo. O governo de Tarcísio de Freitas pretende implementar este modelo em 45 escolas no próximo ano, contrariando a orientação do Ministério da Educação.

“Lugar de militar é nos quartéis, não nas escolas. A família Herzog protesta fortemente em relação ao projeto de tornar a Escola Estadual Jornalista Vladimir Herzog, uma escola civil-militar. Caso o projeto caminhe, iremos tomar as medidas cabíveis para que o nome do meu pai não se associe a esta atrocidade”, declarou Ivo Herzog à coluna.

A diretoria da escola manifestou interesse na educação militarizada na quinta-feira, 18 de julho. Contudo, a decisão final dependerá de consultas públicas a serem realizadas no próximo mês, com o anúncio definitivo programado para 30 de agosto.

Ditadores alegaram que Vlado cometeu suicídio quando preso. Foto: Divulgação

Vladimir Herzog foi um jornalista da TV Cultura preso, torturado e morto pela ditadura militar em 1975. Na época, Herzog se apresentou voluntariamente ao Destacamento de Operações e Informações-Centro de Operações e Defesa Interna (DOI-Codi) após ser intimado a prestar esclarecimentos.

O Exército alegou que Herzog cometeu suicídio, divulgando uma foto do jornalista supostamente enforcado. No entanto, em 1978, a Justiça reconheceu que a União foi responsável pela prisão, tortura e assassinato de Herzog.

Em 2013, a Comissão da Verdade retificou o atestado de óbito de Vladimir Herzog para “lesões e maus-tratos sofridos em dependência do Exército”. Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro pelo homicídio, classificando-o como crime contra a humanidade.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link