Durante o programa “Encontro”, da TV Globo, a apresentadora Fátima Bernardes dedicou alguns minutos para rebater uma notícia falsa espalhada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
Leia mais:
1. Alvarez & Marsal terá que revelar quanto pagou a Moro, diz TCU
2. Erundina diz que Lula “não é qualquer um” contra Bolsonaro e “foi testado duas vezes”
3. China ultrapassa Estados Unidos e lidera produção de ciência mundial
Ontem, o parlamentar reproduziu em suas redes sociais duas telas do programa com mensagens que davam a entender que Fátima debateu temas como saídas temporárias, direito concedido a presos que estão cumprindo o regime semiaberto, e aglomerações durante as festas de fim de ano. Na verdade, as duas imagens são montagens.
A apresentadora comparou as montagens com as imagens verdadeiras e afirmou: “Esse tipo de coisa aqui, pessoal, é crime. O nome disso é crime. Isso não é brincadeira, não é uma mentirinha, não é fofoca. É crime e tem que ser punido”, disse ela.
Fátima fez ainda um apelo ao telespectador. Ela citou algumas agências de checagem de notícias e pediu: “Não caia nessas mentiras, porque isso confunde as pessoas e atrapalha o trabalho de pessoas sérias. Não é a primeira vez, são várias notícias falsas envolvendo o programa”.
Veja o vídeo abaixo:
Fátima Bernardes comendo o uc de Eduardo Bolsonaro que postou fake news sobre ela ?️?️?️ #Encontro pic.twitter.com/E1yY1ZvQZR
— Gabriel ?? (@vodimtenigranku) December 28, 2021
A fake news de Eduardo Bolsonaro
Eduardo compartilhou as duas imagens falsas em seu Twitter e escreveu: “Mas a Fátima Bernardes é diferente, ela não vai passar o Natal em família”.
Abaixo, as imagens verdadeiras, sem a montagem tosca dos bolsonaristas, mostrando o que realmente foi debatido no programa: