Fátima Bernardes irá aparecer pela sexta vez em novelas, apesar de não ajudar na audiência

Atualizado em 15 de agosto de 2018 às 10:08

Segundo publicação do Noticias da TV, em 8 de setembro, Fátima Bernardes fará sua sexta participação em uma novela da Globo desde que trocou o Jornal Nacional pelo Entretenimento, em 2011. Ela receberá em seu programa o ex-astro do axé Beto Falcão (Emilio Dantas) e o entrevistará sobre a farsa da sua morte e a decisão de acabar com a mentira para inocentar a mulher que ama, Luzia (Giovanna Antonelli), acusada de matar o ex-marido.

A titular do Encontro já deu as caras em Cheias de Charme (2012), Geração Brasil (2014), Alto Astral, Babilônia e I Love Paraisópolis _essas três em um ano só, 2015. Nos últimos três anos, expandiu seus domínios para a comédia. Participou de Tá No Ar, da série A Fórmula e do filme Minha Mãe É uma Peça 2.

Em seu retorno ao formato mais vencedor da Globo, Fátima terá bastante espaço e muitas falas. “Hoje eu vou receber um convidado muito especial. Um artista que se tornou um mito quando foi dado como morto, num acidente aéreo, há quase 20 anos. Quem aqui conhece Axé Pelô?”, introduzirá a apresentadora.

Mas por que Fátima Bernardes é a queridinha das novelas da Globo, com tantas aparições, mais do que Fausto Silva, Ana Maria Braga e Luciano Huck?

A resposta mais óbvia seria o Ibope. Ela tiraria proveito da exposição em horário mais nobre para divulgar seu programa, que vez ou outra passa aperto na concorrência, principalmente, com os desenhos do SBT.

Mas não, o Ibope não explica o “fenômeno”. Há um pequeno crescimento na audiência do Encontro quando Fátima faz a atriz, mas não o suficiente para justificar uma média de uma aparição por ano.

Quando Fátima entregou um prêmio para Jonas Marra (Murilo Benício) em Geração Brasil, em 2014, o ibope do Encontro cresceu 10%. A apresentadora viu sua audiência subir na mesma proporção nas participações em I Love Paraísopolis, Alto Astral e Babilônia, mas uma semana depois o Encontro já tinha voltado ao patamar anterior, abaixo de 7,0 pontos na Grande São Paulo, uma marca preocupante para a Globo _atualmente, a atração está na casa dos 8,0.

Segundo executivos, produtores de elenco e autores da emissora, a explicação para o sucesso de Fátima nas novelas é mais simples, desinteressado. No caso de Segundo Sol, avaliou-se que o Encontro seria o programa mais apropriado para um artista ir após fazer uma revelação tão importante como a do fictício Beto Falcão.

E Fátima topou a proposta de João Emanuel Carneiro, autor da novela, de bate-pronto. A apresentadora, de acordo com profissionais da emissora, está sempre disposta a encarar esses desafios dramatúrgicos. Não fica criando dificuldades ou dando voltas, do tipo “Não tenho agenda”, “Preciso pensar melhor”.