Fim da seca: meteorologia prevê chuvas intensas para áreas de estiagem no país

Atualizado em 14 de outubro de 2024 às 22:25
Chuvas nos Brasil. Foto: Divulgação

Uma intensa quantidade de chuva está prevista para atingir, ao longo da semana, as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, áreas que enfrentaram uma forte seca nos últimos meses, de acordo com a previsão do Climatempo divulgada nesta segunda-feira (14).

As duas regiões estão sob a influência de diversos sistemas meteorológicos, o que favorecerá o aumento das chuvas nessas áreas. Os volumes mais altos poderão superar os 80 mm nos próximos dias, especialmente em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Algumas cidades dessas regiões chegaram a ficar mais de 100 dias sem chuva. No Rio Grande do Sul, uma frente fria deverá chegar, com os primeiros efeitos sendo sentidos a partir desta terça-feira (15).

Chuva volumosa é prevista para regiões castigadas pela seca. Foto: Divulgação

Em São Paulo, não há alertas meteorológicos para o início da semana. Após o forte temporal que atingiu o estado na última sexta-feira (11), causando mortes e deixando milhares de pessoas sem energia, a semana começa com um céu mais nublado, mas sem chuva na capital.

No interior, o tempo será mais ensolarado já nesta segunda-feira, com temperaturas em elevação. Meteorologistas alertam para a chegada de uma frente fria, que começará a avançar do Rio Grande do Sul na terça e deve alcançar São Paulo na sexta-feira.

A previsão é de chuvas mais frequentes, abrangentes e com potencial elevado para tempestades. As regiões do estado de São Paulo que podem ser impactadas incluem: Capital, Centro-Norte, Nordeste e Oeste.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line