O historiador Vinícius Wu, autor da notícia-crime contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por racismo, explicou em suas redes sobre o que motivou sua denúncia.
Conta ele que unicamente foi o desejo de Justiça que lhe impulsionou, citando seu avô, que era chinês.
Confira abaixo:
Mas os recentes protestos antiracistas e a postura do Min. da Educação, que resolveu transformar em palanque um processo no qual é acusado por racismo, me fizeram repensar sobre o silêncio. Conclui que devia falar a respeito. E, então, a Folha, publicou hoje esta matéria (…)
— Vinícius Wu / 吳 (@vinicius_wu) June 11, 2020
E felizmente, para minha surpresa, a PGR e o STF, através do Ministro Celso de Melo, compreenderam o significado da ofensa de Weintraub aos chineses. Inicialmente pensei que não daria em nada. Que bom poder pensar que ainda vale a pena acreditar em nossas instituições (…)
— Vinícius Wu / 吳 (@vinicius_wu) June 11, 2020
A China se tornou alvo de extremistas, contrariando a própria história do país, que sempre acolheu bem povos do mundo inteiro.Meu avô chegou ao Brasil em 1925.Foi acolhido e fez deste país a sua casa.Ele e outros 290 mil chineses e descendentes ofendidos por um Ministro de Estado
— Vinícius Wu / 吳 (@vinicius_wu) June 11, 2020
No dia em que o medo nos paralisar de tal forma que abdiquemos da luta pela justiça e pela verdade, então o próprio medo já não fará mais sentido. E eles terão vencido.
Fiz o que acredito que meu o avô faria. Então, caminharemos novamente juntos, sem medo.
Hoje e sempre!— Vinícius Wu / 吳 (@vinicius_wu) June 11, 2020