O Ministério da Justiça acionou o governo dos Estados Unidos e a Interpol para tentar acelerar o processo de extradição de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que fugiu para o país em julho de 2020. A pasta de Flávio Dino fez um primeiro contanto de aproximação para tentar trazer o foragido de volta ao Brasil. A informação é da coluna Painel na Folha de S.Paulo.
Allan é alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) que apontam a existência de uma milícia digital para atacar instituições. O blogueiro está foragido desde 2021, quando teve sua prisão preventiva ordenada pela Polícia Federal no inquérito das fake news.
O governo brasileiro espera que seu nome seja incluído na lista de procurados da Interpol, o que já deveria ter acontecido. Em 2021, após a ordem de prisão, o Brasil acionou a instituição mas não foi atendido.
Há suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou obter sua extradição junto da Interpol. O deputado Eduardo, filho de Jair, chegou a oferecer ajuda ao blogueiro para deixar o país, segundo mensagens interceptadas pela Polícia Federal. Bolsonaro se encontrou com o blogueiro em Nova York em 2021, quando viajou para participar de evento da ONU (Organização das Nações Unidas).
Em novembro do ano passado, Alexandre de Moraes decretou o cancelamento do passaporte do blogueiro. O magistrado ainda determinou que sua decisão seja incluída no Módulo de Alerta e Restrição (MAR), impedindo-o de se locomover para outros países a partir dos Estados Unidos, onde tem morado.