A primeira-dama Janja Lula da Silva liberou mais fotos do Palácio da Alvorada e os danos deixados por Jair Bolsonaro (PL). Na última quinta-feira (5), a socióloga convidou a GloboNews para visitar a residência oficial do chefe do Executivo.
De acordo com a jornalista Natuza Nery, o edifício que é considerado um dos mais icônicos de Brasília, exige muitos reparos.
A primeira-dama mostrou os cômodos e as áreas privativas da residência e disse que vai reabrir a parte pública para visitação. Entre os problemas encontrados no local estão infiltrações, tapete rasgado e a ausência de móveis e obras de arte.
Janja também encontrou objetos de Bolsonaro que foram deixados para trás, como sua caneta “bic”, que estava na mesa da biblioteca oficial onde eram realizadas as suas lives, os próprios equipamentos para a transmissão, roupas de Michelle Bolsonaro no armário e um cilindro de oxigênio ao lado da cama do quarto do ex-capitão.
Além dos móveis e partes da alvenaria da casa afetada, obras de arte também se encontram danificadas pelo sol. Durante a visita, Janja afirmou que Lula ficou “decepcionado” com o que encontrou.
A tapeçaria “Músicos”, de Di Cavalcanti, originalmente instalada na biblioteca do Alvorada, foi transferida por Bolsonaro para a Sala de Estado e, com isso, sofreu deterioração. “Você pode ver que ela foi colocada aqui e está desbotada. Aqui bate Sol. Infelizmente terá de ser restaurada”, afirmou Janja.
Por conta de burocracias e do estado em que está o Alvorada, Janja e Lula ainda não se mudaram para o local. No entanto, a primeira-dama garantiu que, em cerca de 20 dias, devem se mudar e vão realizar uma reforma. Uma varredura também está sendo feita pela Polícia Federal.
Veja mais fotos: