A matéria saiu no Washington Post e poderia falar da Jovem Pan, mas é sobre como a Fox News enganou seus leitores fingindo acreditar nas mentiras de Donald Trump:
Nas semanas após a eleição de 2020, a Fox News enfrentou uma crise existencial. A rede de notícias a cabo de maior audiência dos EUA havia afastado seus telespectadores amantes de Donald Trump com uma previsão precisa da noite da eleição a favor de Joe Biden e estava enfrentando uma queda terrível na audiência, sem mencionar a ira de um presidente que já havia sido um aliado leal.
A preocupação veio do topo: “Tudo está em jogo aqui”, disse Rupert Murdoch numa mensagem à CEO da Fox News, Suzanne Scott.
O bilionário fundador estava ansioso para ver o candidato republicano prevalecer no segundo turno do Senado na Geórgia – “ajudando da maneira que pudermos”, escreveu ele. Mas ele também aconselhou Scott a ficar de olho no aumento da audiência de um canal menor e mais conservador, cujo ceticismo eleitoral de repente parecia estar ressoando entre os telespectadores pró-Trump.
As mensagens recém-divulgadas mostram os executivos da Fox preocupados naquele mês com uma revelação desconfortável: se eles contassem ao público a verdade sobre a eleição, isso poderia destruir seu modelo de negócios.
“Sendo derrotados pela CNN!”, Murdoch escreveu a Scott em 8 de novembro, um dia depois que a maioria dos canais declarou que Biden havia vencido. “Acho que nossos espectadores não querem assistir isso.”
O que os telespectadores fiéis da Fox queriam assistir – e o que a Fox News estava disposta a fazer para mantê-los – surgiu esta semana como uma questão central em um processo de difamação de US$ 1,6 bilhão movido contra a rede pela Dominion Voting Systems.
Um acervo impressionante de correspondência interna e depoimentos obtidos pela empresa de software e tornados públicos na quinta-feira em um processo judicial de Delaware mostrou executivos de alto escalão da Fox e estrelas do ar agonizando em particular com as falsas alegações de uma eleição roubada segundo Trump. “Sidney Powell está mentindo”, escreveu o astro do horário nobre Tucker Carlson a seu produtor sobre um advogado de Trump que apareceu na Fox e fez acusações infundadas. “NÃO há evidências de fraude”, escreveu o âncora Bret Baier a um de seus chefes.
Os advogados do queixoso argumentam que tais mensagens provam que a Fox sabia que as alegações de que a Dominion havia “trocado” os votos de Trump pelos de Biden eram falsas – mas as “espalhou e endossou” de qualquer maneira.
Mas o processo do Dominion também dá munição ao argumento de longa data: a Fox permitiu que as falsas alegações fossem ao ar porque temia perder espectadores para o Newsmax, um canal de notícias cada vez mais pró-Trump. (…)
Alguns diálogos mostraram executivos da Fox soando um alarme quando jornalistas tentaram rebater falsas alegações da equipe de Trump.
Em uma transmissão de 9 de novembro, o âncora Neil Cavuto cortou uma entrevista ao vivo da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, alertando os telespectadores de que ela estava fazendo alegações infundadas de fraude. “Ei, ei, ei”, disse ele no ar. “A menos que ela tenha mais detalhes para sustentar isso, não posso continuar mostrando isso de bom grado.”
Os executivos perceberam: as ações de Cavuto foram comunicadas à liderança sênior da empresa controladora Fox Corp. como uma “ameaça à marca”.
Enquanto isso, eles ficavam de olho na audiência.
“O aumento do Newsmax é um pouco preocupante – realmente é um universo alternativo quando você assiste, mas não pode ser ignorado”, dizia uma mensagem do presidente da Fox News, Jay Wallace, para seu CEO. “Tentando fazer com que todos compreendam que estamos em pé de guerra.”
Mais tarde naquele mês, a Fox transmitiu toda uma coletiva de imprensa com Powell e seu colega advogado de Trump, Rudy Giuliani, descrevendo seu caso infundado de fraude eleitoral – uma performance que Murdoch chamou de “coisa realmente maluca”, em um e-mail, “e prejudicial”. (…)
Em outra mensagem, Scott observou: “O público sente que cagamos [para eles] e prejudicamos sua confiança e crença em nós… Podemos consertar isso, mas não podemos mais enganar nossos telespectadores.”
As preocupações com a audiência se mostraram justificadas. Em janeiro de 2021, pela primeira vez em 20 anos, a rede a cabo ficou atrás de seus principais concorrentes, CNN e MSNBC.
Como Trump se recusou a desistir de suas alegações de fraude eleitoral, Murdoch sugeriu que a Fox poderia recuar. No início de janeiro de 2021, ele transmitiu em uma mensagem a Scott uma sugestão de que suas três maiores estrelas do horário nobre – Tucker Carlson, Sean Hannity e Laura Ingraham – “deveriam, independentemente ou em conjunto, dizer algo como ‘a eleição acabou e Joe Biden venceu’”. Murdoch rejeitou a sugestão de que tal movimento “ajudaria muito a acabar com a mentira de Trump de que a eleição foi roubada”. (…)
Dentro da Fox, mostram as mensagens, muitos temiam que a rede tivesse sido prejudicada por dois incidentes importantes: um debate no qual alguns conservadores acreditavam que o âncora da Fox, Chris Wallace, lançou perguntas injustas a Trump; e a previsão da Fox na noite da eleição de que Biden venceria o disputado estado do Arizona.
Hannity escreveu a Carlson e Ingraham em 12 de novembro que a combinação “destruiu uma marca que levou 25 anos para ser construída e o dano é incalculável”.
“É vandalismo”, respondeu Carlson. (…)
Em outra mensagem, Ron Mitchell, o executivo da rede responsável pela programação e análise do horário nobre, alertou que o tipo de “reportagem conspiratória” da Newsmax pode ser exatamente o que o telespectador descontente [da Fox News Channel] está procurando”. Como resultado, ele acrescentou, a Fox não deveria “nunca dar aos telespectadores um motivo para nos deixar. Todos os tópicos e convidados devem se apresentar.” (…)