A vereadora eleita Renata Falzoni (PSB-SP) foi arrastada nesta quinta-feira (7) pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM) ao tentar impedir o corte de árvores para a construção de um túnel na Rua Sena Madureira, na Vila Mariana, na Zona Sul da capital.
A obra, iniciativa da gestão do prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB), é alvo de três inquéritos no Ministério Público de São Paulo (MPSP), entre eles um que trata das questões ambientais, como o corte de 172 árvores na região.
Durante o protesto, Falzoni agarrou-se a uma das árvores prestes a ser cortada. Em seguida, a vereadora foi arrastada pelos policiais e detida.
A @renatafalzoni pulou o canteiro de assassinato de árvores da Sena Madureira e se amarrou nas árvores impedindo o corte, momentaneamente. pic.twitter.com/1SWyVXCNTp
— Daniel Guth (@DanielGuth) November 7, 2024
“Em um momento de extrema emoção eu pulei a grade, que é relativamente baixa, vim aqui, abracei essa árvore, que acabou tendo mais alguns minutos de vida […] Mesmo assim a gente não conseguiu brecar esse crime ambiental, saio daqui derrotada”, disse Falzoni em uma publicação nas redes sociais.
O canteiro de obras foi iniciado no dia 16 de setembro para a construção de dois túneis, com um total de 1,65 km de extensão.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, uma vez concluído, “o túnel vai melhorar a fluidez do trânsito com a redução dos congestionamentos e dos tempos de deslocamento”.
Ver essa foto no Instagram