Futuro chanceler anuncia quais serão as primeiras viagens de Lula como presidente

Atualizado em 14 de dezembro de 2022 às 15:30
O presidente eleito Lula
Foto: Reprodução

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou nesta quarta-feira (14) as primeiras viagens internacionais do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após tomar posse em 1º de janeiro. Segundo o embaixador, o petista visitará a China, Argentina e Estados Unidos.

Vieira ainda anunciou a embaixadora Maria Laura da Rocha como secretária-geral do Itamaraty. Ela será a primeira mulher a ocupar o posto. O chefe de gabinete será Ricardo Monteiro.

Em entrevista a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do gabinete de transição, o futura chanceler  afirmou que já recebeu algumas diretrizes de Lula para os primeiros dias de governo, em especial para a “reconstrução de pontes” com os países da América do Sul.

A primeira viagem de Lula será para a cúpula da Celac (Comunidade dos Países Latino Americanos e Caribenhos), que será realizada na Argentina.

Vieira também confirmou que haverá uma viagem de Lula aos Estados Unidos e que inicialmente cogitou-se a ida ao país antes da posse, após o convite do conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, que se reuniu com Lula em Brasília. Mas o petista já havia adiantado que não seria possível e que o evento seria transformado em uma viagem oficial, depois da posse.

A terceira viagem será para a China. “O presidente Lula me orientou a desenvolver, reaproximar e reconstruir as pontes com os nossos parceiros tradicionais, como Estados Unidos, China e União Europeia. Nós queremos com esses países ter uma relação intensa, produtiva, equilibrada e soberana e desenvolver dentro do interesse nacional todas as possibilidade de cooperação com esses países”, declarou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link