O gabinete de ódio do presidente Jair Bolsonaro (PL) está preparando uma ofensiva nas redes sociais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concederá entrevista ao Jornal Nacional nesta quinta-feira (25). A ideia da campanha do candidato à reeleição é utilizar os canais oficiais e de aliados para, em tempo real, contestar as declarações do petista, segundo reportagem do jornal O Globo.
A estratégia será adotada por integrantes do comitê de campanha, incluindo ministros, e também pelo grupo comandado pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que é responsável pelas redes sociais do presidente.
O objetivo é atacar Lula e fazer a defesa de Bolsonaro, evitando que as redes sejam dominadas por apoiadores do petista durante a transmissão ao vivo da entrevista. A campanha do presidente aposta principalmente na comparação entre os dois governos para tentar diminuir a vantagem do petista nas pesquisas de intenção de votos.
Segundo a reportagem, a avaliação no núcleo bolsonarista é que o candidato do PT é “analógico” e não sabe falar com espontaneidade nas redes sociais, tampouco reagir ao desgaste causado por elas. Por isso, a campanha pretende usar essa “vantagem” virtual dos apoiadores de Bolsonaro para equilibrar a exposição que o petista terá com a participação no JN, buscando emplacar uma narrativa favorável ao chefe do Executivo.
O presidente foi o primeiro dos candidatos ao Planalto a participar da sabatina do Jornal Nacional, na segunda-feira (22).
A sabatina de Bolsonaro teve grande repercussão nas redes sociais. O levantamento feito pela Quaest mostrou que nove milhões de pessoas foram impactadas por publicações referentes a entrevista enquanto ela acontecia. Segundo o levantamento, 65% das menções foram de críticas ao presidente, enquanto 35% foram positivas em relação a sua participação.