O general Juan José Zúñiga, que liderou uma tentativa de golpe de Estado na Bolívia contra a administração do presidente Luis Arce, foi preso na noite desta quarta-feira (26).
Sua detenção ocorreu depois que se soube que a Procuradoria-Geral do Estado da Bolívia iniciou um processo penal contra ele e os demais militares que participaram da tentativa de golpe.
“O Presidente da Bolívia, Luis Arce, acaba de afirmar durante uma Conferência de Imprensa que o líder do golpe de Estado na Capital de La Paz, general Juan José Zúñiga, foi preso por suas próprias tropas depois de perceberem que ele estava conduzindo um golpe contra o governo; com todas as tropas restantes atualmente retornando às suas bases. Parece que o Golpe na Bolívia já acabou”, afirmou um veículo local.
#RTPInforma
??#ÚLTIMO: Aprehenden al general #Zúñiga, excomandante del #Ejército. pic.twitter.com/B0zPRjZXGw— RTP Bolivia (@rtp_bolivia) June 26, 2024
Destituído de seu cargo no Exército boliviano na última terça-feira (25), após uma série de ameaças contra o ex-presidente Evo Morales, Zúñiga decidiu se insurgir contra o governo.
Hoje, o militar afirmou que as Forças Armadas ocuparam a frente do palácio sede do governo, em La Paz, por “insatisfação” e declarou que será estabelecido um novo Gabinete de ministros.
O golpista e seus apoiadores entraram no Palácio Presidencial, mas encontraram resistência dos partidários de Arce. “O senhor Morales já foi presidente por três, quatro mandatos, re, re, reeleito. Legalmente está inabilitado”, esbravejou ele diante das câmeras.
The President of Bolivia, Luis Arce has just stated during a Press Conference that the Leader of the Coup d'état in the Capital of La Paz, General Juan José Zúñiga has been Arrested by his own Troops after they realized he was conducting a Coup against the Government; with all… pic.twitter.com/lqKIsz3IQF
— Recicla Móvil Coyoacán SC de RL de CV (@reciclamovil) June 26, 2024