Genial/Quaest: Castro e Freixo estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 8:34
Castro e Freixo
Cláudio Castro e Marcelo Freixo
Foto: Reprodução

O cenário atual da disputa ao governo do Rio é de empate técnico no primeiro turno entre o atual governador, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), de acordo com a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira. Nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro na corrida pelo governo fluminense, Castro tem 24% das intenções de voto, contra 22% de Freixo, que é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo com o empate persistente com Freixo nas simulações como pré-candidato, o governo de Cláudio Castro registrou alta significativa na reprovação (o percentual de quem avalia o governo como ruim/péssimo passou de 20%, em maio, para 27%, alta de sete pontos), mas também viu, em menor grau, crescer o percentual dos que avalia sua gestão como ótima ou boa (20% para 24%). Já o percentual dos que consideram a gestão regular caiu de 40% para 35%.

A margem de erro da pesquisa é 2,8 pontos para mais ou menos. Os percentuais são os registrados no cenário da pesquisa que inclui o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) entre os pré-candidatos. Garotinho e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) aparecem na terceira posição empatados com 6%. Cyro Garcia (PSTU), Felipe Santa Cruz (PSD), que vai desistir da disputa, como antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, e Eduardo Serra (PCB) somam 2% cada. Já Paulo Ganime (Novo) e Coronel Emir Larangeira (PMB) marcam 1%. Os votos em branco e nulo chegam a 24%. Outros 10% dos eleitores se dizem indecisos, ainda segundo o levantamento.

Nos cenários da pesquisa sem Garotinho, cuja candidatura ainda depende do apoio de seu partido, os percentuais de voto de Castro e Freixo oscilam dentro da margem de erro. Na disputa com mais nomes, o atual governador soma os mesmos 24%, e Freixo marca 23%. Já Rodrigo Neves tem 7% das intenções de voto, enquanto os percentuais dos demais pré-candidatos não se alteram.

A nova pesquisa indica que a diferença entre os eleitores dos dois pré-candidatos melhor posicionados na corrida do Rio ocorre principalmente em recortes de sexo e idade e no critério geográfico. Se Castro e Freixo estão empatados na margem erro entre as mulheres (22% votam no pré-candidato do PSB e 18% no atual governador), o pré-candidato do PL tem vantagem de nove pontos percentuais entre os homens (31% a 22%). Já Marcelo Freixo lidera entre os mais jovens (25% a 14%), enquanto Castro tem vantagem no eleitorado mais velho (27% a 20%, na faixa acima de 60 anos).

O pré-candidato do PSB também tem vantagem de nove pontos entre os eleitores da capital (31% a 23%), enquanto o rival vence na Baixada Fluminense (24% a 17%) e no interior do estado (24% a 15%). A Baixada e o interior são as regiões em que o desempenho de Garotinho também é melhor. Nelas, o ex-governador chega a 7% e 10%, respectivamente. Na capital, Garotinho tem apenas 2% dos votos. Já Rodrigo Neves vê suas intenções de voto chegarem a 12% na Baixada, contra 4% na capital.

A Genial/Quaest ouviu 1.200 entrevistados com mais de 16 anos presencialmente no Estado do Rio, entre os dias 8 e 11 de julho. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada com o número RJ-05160/2022 na Justiça Eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link