A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou nesta quarta-feira (18) a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deoltar a subir a taxa basica de juros, a Selic.
Em uma publicação no Bluesky, a petista disse que a decisão do Copom é injustificada. “No dia em que EUA cortam 0,5 ponto nos juros, tendência mundial, BC do Brasil sobe taxa para 10,75%. Além de prejudicar a economia, vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública”, escreveu a deputada federal.
“Dinheiro que sai de educação, saúde, meio ambiente para os cofres da Faria Lima. Não temos inflação que justifique isso!”, frisou.
Por unanimidade, o Copom aumentou a Selic em 25% ponto percentual. Com isto, o parâmetro chegou a 10,75%.
A elevação de juros não ocorria há dois anos. A última subida da Selic foi em 15 de agosto de 2022, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, o colegiado aumentou os juros de 12,75% para 13,25% ao ano.
Mais cedo, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou que decidiu cortar os juros do país em 0,5 pp. Essa foi a primeira redução na taxa desde março de 2020.
No dia em que EUA cortam 0,5 ponto nos juros, tendência mundial, BC do Brasil sobe taxa para 10,75%. Além de prejudicar a economia, vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública. Dinheiro que sai de educação, saúde, meio ambiente para os cofres da Faria Lima. Não temos inflação que justifique isso!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) 18 de setembro de 2024 às 18:52
Conheça as redes sociais do DCM: