Gleisi defende aliança do PT com Boulos: “Esteve conosco nos piores momentos”

Atualizado em 29 de outubro de 2024 às 15:57
Guilherme Boulos (PSOL), Gleisi Hoffmann (PT) e Lula (PT). Foto: Divulgação

A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) defendeu Guilherme Boulos (PSOL), ex-candidato à Prefeitura de São Paulo e deputado federal, após críticas de petistas à aliança entre os partidos. Washington Quaquá (RJ), vice-presidente da sigla e também deputado federal, é um dos que contestam a união.

Ele tem dito que o PT “precisa parar de errar” e “gosta de perder”. Gleisi, no entanto, aponta que o acordo entre o partido e Boulos foi firmado em 2022, quando o psolista retirou sua candidatura ao governo de São Paulo para deixar Fernando Haddad disputar o posto.

“Se Boulos se candidatasse a governador em 2022, os resultados em São Paulo não seriam os mesmos”, afirmou Gleisi à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo. Ela diz que tinha “um compromisso” e que o psolista sempre esteve ao lado do partido.

“O Boulos esteve conosco nos piores momentos de nossas vidas. Ele nos apoiou no golpe contra a Dilma Rousseff, na prisão injusta do Lula. Esteve ao nosso lado quando poderia ter disputado contra nós pela esquerda”, aponta.

Luiz Marinho, Gleisi Hoffmann, João Paulo Rodrigues, Lula, Dilma Rousseff e Guilherme Boulos em abril de 2018. Foto: Reprodução

Para Gleisi, Boulos, que conquistou 40% dos votos em São Paulo nas eleições de 2020 e foi eleito deputado federal em 2022 com mais de um milhão de votos, “tinha se consolidado como liderança”. “Fez uma campanha linda, corajosa e combativa. Enfrentou fake news e as máquinas do governo do Estado e da prefeitura de São Paulo”, completa.

Quaquá tem criticado a aliança do PT com Boulos desde o início do segundo turno. Logo após a divulgação dos resultado da primeira etapa, quando o psolista ficou em segundo lugar com 1.776.127 votos (29,07% do total), ele afirmou que a participação do candidato era a “crônica de uma morte anunciada”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line