Gleisi: “Movimento golpista na Bolívia tem de ser repudiado”

Atualizado em 26 de junho de 2024 às 20:27
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, repudiou nesta quarta-feira (26) a tentativa de golpe de Estado na Bolívia.

No X (antigo Twitter), a petista disse que o “movimento golpista na Bolívia tem de ser repudiado por todas as forças democráticas”. “Solidariedade ao governo constitucional do presidente Luis Acre”, completou.

O Palácio Queimado, sede do governo da Bolívia, foi cercado nesta tarde por tanques do Exército e militares armados.

O comandante chefe do Exército da Bolívia, general Juan José Zúñiga, anunciou o golpe de Estado no país. “O país não pode mais seguir assim”, disse Zúñiga a repórteres na Praça Murillo, próximo ao palácio presidencial em Laz Paz. Pouco depois, entretanto, o presidente Luis Arce promoveu a troca de comando das Forças Armadas e foi determinada a prisão do golpista.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores condenou a tentativa de golpe no país sul-americano. “O governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército”, disse.

O Itamaraty afirmou que dialoga com “as autoridades legítimas bolivianas” e que está acompanhado a situação dos brasileiros no país.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link