O jornalista Glenn Greenwald saiu em defesa, em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (4), da declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à revista Time, que causou a revolta dos grandes veículos de imprensa do Brasil.
De acordo com o petista, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pela guerra no país quanto o presidente russo Vladimir Putin. “Vejo o presidente da Ucrânia, falando na televisão, sendo aplaudido, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares [europeus]. Esse cara é tão responsável quanto Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada”, declarou Lula.
Glenn afirmou que a fala do ex-presidente está correta e detonou os “esquerdistas ocidentais”, que “marcham” junto com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e com a política externa dos Estados Unidos. Ele lembrou ainda que o papa Francisco disse uma frase que vai na mesma linha da de Lula ao criticar a Otan.
Ele citou uma matéria do Daily Beast que chama o papa de “teórico da conspiração” por culpar a comunidade internacional pela guerra: “É bastante hilário que nem mesmo o Papa esteja imune de ser difamado pelo tablóide Daily Beast como um ‘teórico da conspiração’ por dissidência mínima sobre a Ucrânia, simplesmente apontando o que era há muito sabedoria convencional em Washington: a expansão da OTAN é provocativa.”
“Se Lula, Chomsky e agora o Papa estão todos dizendo mais ou menos do que a mesma coisa sobre a Ucrânia, é um pouco difícil para os esquerdistas ocidentais continuarem a insistir que a Única Posição Real de Esquerda™ é marchar atrás da Otan e da comunidade de política externa dos EUA para alimentar a guerra”, escreveu o jornalista no Twitter, destacando uma fala do filósofo Noam Chomsky sobre teorias da conspiração.
“A expressão ‘teoria da conspiração’ é constantemente levantada, e acho que seu efeito é desencorajar a análise institucional”, disse Chomsky em uma palestra.
Greenwald elogiou o petista por expressar uma opinião diferente da que se ouve na imprensa. “Lula, em termos de seu talento político, é o político liberal de esquerda mais bem-sucedido das últimas décadas. E ele está expressando opiniões dominantes quase nunca ouvidas nos EUA ou na Otan”, afirmou.
O jornalista afirmou ainda que o presidente americano Joe Biden quer gastar mais US$ 33 bilhões na guerra na Ucrânia, “com uma grande parte disso indo para fabricantes de armas – Raytheon, General Dynamics, etc. – para alimentar e prolongar a guerra por procuração, e é incrível como a esquerda dos EUA tem pouco dizer sobre isso. Nenhum voto democrata contra”.
TIME interviews Lula for its cover story.
Lula says that Zelensky "is as responsible as Putin for the war," that the US/EU have "irresponsibly" encouraged Zelensky to seek more war, and that "The U.S. and the E.U. should have assured Putin that Ukraine would not join NATO." https://t.co/pHuTM08Fdh
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 4, 2022