Globo contratou Faustão com salário milionário para tapar buraco de Gugu em 88

Atualizado em 6 de agosto de 2018 às 9:51
Fausto Silva no Domingão do Faustão em 1989, ano de estreia na Globo: quase 30 anos de programa. Foto: Divulgação/Globo

Thell de Castro do site Notícias da TV informa que em 1988, depois da morte de Chacrinha (1917-1988) e da desistência de Gugu Liberato, que já tinha até contrato assinado e piloto gravado, a Globo estava em busca de um grande apresentador para seu elenco. O escolhido foi Fausto Silva, estrela das noites de sábado da Bandeirantes com o Perdidos na Noite (1984-1988). Ele foi contratado a peso de ouro após algumas semanas de negociações.

A primeira notícia sobre as conversas da emissora com Faustão foi publicada em 8 de julho de 1988, no Jornal do Brasil. “Se ainda não conversou, a TV Globo vai conversar com o animador Fausto Silva. Ele será sondado sobre a possibilidade de vir a protagonizar um programa de variedades e distribuição de prêmios nas tardes de domingo”, revelou a nota. O martelo foi batido pouco tempo depois. O jornal O Globo de 23 de julho daquele ano disse que Fausto Silva já havia fechado com a Globo e estrearia no primeiro domingo de 1989 _o que acabou ocorrendo somente em março.

“Qualquer quantia que saia na imprensa neste sentido é especulação”, disse Daniel Filho, então diretor da emissora. “Salário é uma coisa muito delicada de se comentar e muita coisa neste sentido ainda está sendo tratada. Posso adiantar apenas que o do Fausto estará incluído entre os maiores do nosso elenco, comparado ao de um Chico Anysio ou Renato Aragão”, completou. Na época, a mídia especulou que Faustão ganharia 3 milhões de cruzados por mês _para se ter ideia, o salário mínimo em junho de 1988 era pouco mais de 10 mil cruzados. Faustão, que já havia passado rapidamente pela Globo em 1982, como comentarista esportivo do SPTV, disse que sentia ter a cara da emissora. “É um projeto novo que tem muito a ver comigo, com meu jeito descontraído, irreverente. Me lembro de ter lido um desses famosos memorandos do Boni, pedindo uma linguagem mais descontraída na televisão, bem do jeito que eu faço”, explicou.

Repórter esportivo da Jovem Pan e, posteriormente, da Rádio Globo, Faustão se destacou como apresentador do programa diário Balancê, na Rádio Excelsior. Convidado por Goulart de Andrade (1933-2016), foi para a televisão, onde começou o Perdidos na Noite na Gazeta. Antes da Band, a atração também passou pela Record.